sábado, 10 de janeiro de 2009

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO - SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

Observa-se diariamente em diversos segmentos da sociedade, pessoas de sucesso que repentinamente defrontam-se com algum tipo de barreira, e em vez darem a volta, como faz a água, simplesmente assentam-se gastando enormes doses de energia para convencer todos a sua volta que não existe mais solução.

A mudança de comportamento é a solução do problema, pois com as barreiras naturais das tendências da modernidade, nos vemos obrigados a mudar constantemente, e, justamente nas áreas que não gostaríamos de sair do lugar.

É preciso aceitar os “ventos da mudança” que sopram ao nosso redor, infligindo em nós uma expectativa do futuro que se avizinha de modo avassalador. Somente aceitando a mudança de comportamento à partir da raiz, ou seja, desde a tenra idade, e isto através de mecanismo do lar e da escola, pode-se de fato começar a aceitar e viver a verdadeira mudança – aquela que aponta para o sucesso profissional.

A educação não é mais unidirecional; pelo contrário, a informação circula agora de forma bidirecional, colaborativa e interdisciplinar e as novas técnicas quebram barreiras, tornam a instrução mais barata, acessível e econômica.

Como exemplos, podemos citar alguns cenários que mudaram rapidamente com os avanços tecnológicos:

  • A Internet, por exemplo, impulsionou o processo de globalização diminuindo as distâncias entre países e continentes, facilitando a comunicação;
  • Num passado não muito distante, a qualidade era o diferencial das empresas. Hoje, a qualidade é obrigação, e o diferencial passou a ser o atendimento voltado para a satisfação do cliente;
  • No passado, as empresas tinham clientes fiéis. Hoje, elas podem ter destes clientes, apenas a preferência pela compra de seus produtos ou serviços, mas não necessariamente a venda.

Resumindo, trata-se de um ciclo vicioso. Você tem um problema que requer uma mudança de comportamento. Como o cenário sofre grandes modificações, surgem novos problemas e uma nova necessidade de mudança de comportamento. Vale também lembrar que, esta mudança de comportamento é uma solução desde que seja a vontade do indivíduo por motivo de necessidade, seja para aprimorar ou melhorar seu potencial na área profissional ou pessoal.

Aceite as mudanças !

A mudança é a única certeza que teremos em nossos futuros.

Pb. Sérgio Lenz

Nenhum comentário:

Postar um comentário