domingo, 11 de janeiro de 2009

FAÇA SUA LISTA PARA 2009

Faça a sua lista de coisas para fazer em 2009. Vale qualquer coisa, pôr ordem naquele armário ou estante completamente "bagunçado" ou pôr em ordem a vida, igualmente em caos. Faça uma lista de coisas para dizer (ou talvez para não dizer). Inclua aquele pedido de perdão ou aquela manifestação de carinho tantas vezes abandonada. Faça, também, uma lista de coisas para comprar em 2009. Seja um sonho de consumo (uma vez que consumimos tudo, inclusive a fé), seja uma necessidade básica. Ponha no papel, planeje, ouse e sonhe. Faça sua lista de pessoas para visitar. Lembre-se dos compromissos assumidos e das promessas feitas, e então os cumpra. Enfim, faça as suas listas, quantas quiser e precisar, mas não se esqueça de incluir em todas elas a Bíblia, ou melhor, a leitura dela.

Não leia a Bíblia por obrigação, pois a Bíblia não deve ser lida como um mero livro didático, daqueles que lemos por puro dever e sem prazer algum. Mesmo que tenha feito um plano ou compromisso consigo mesmo para ler a Bíblia toda em um ano, não leia simplesmente para cumprir seu projeto. Não leia por constrangimento, envergonhado quando lhe perguntam se já leu a Bíblia toda ou se a lê todos os dias. Todos esses sentimentos são justos, mas lembre-se do que o SENHOR disse ao profeta Ezequiel: " De fato, para eles você não é nada mais que um cantor que entoa cânticos de amor com uma bela voz e que sabe tocar um instrumento, pois eles ouvem as suas palavras, mas não as põem em prática". (Ez. 33:32 NVI). É possível ler a Bíblia como entretenimento, é possível lê-la de maneira inconseqüente.

Não leia a Bíblia sem refletir, sem meditar, sem digerir. Ler a Bíblica regularmente é um excelente hábito, mas não é um fim de si mesmo. É necessário entender para quê lemos a Bíblia. Sendo ela a Palavra de Deus e, portanto, a revelação de Sua vontade, devemos ler para conhecer, ler para interpretá-la e aplicá-la. Neste caso, uma pequena porção lida e pacientemente refletida, vale mais que muitos capítulos devorados como fast-food. Não é sem razão que o profeta Jeremias a descreve como alimento para a alma: "Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos" (Jr. 5:16).

Faça as suas listas para 2009, e que no topo delas esteja a leitura da Bíblia. Inicie o ano fazendo dieta, praticando exercícios físicos, estudando em um novo curso, mas não se esqueça: leia a Bíblia. Comprove em sua vida que ela restaura a alma, dá sabedoria até aos mais simples, que ela alegra o coração e ilumina os olhos (Salmo 19:7,8). Considere que ela é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a educação na justiça. É ela que nos habilita para praticarmos boas obras (2 Tm 3:16,17). Leia atentamente, leia com prazer, mas não leia apenas, pratique-a, aplique-a, viva a sua mensagem certos que "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha". Mt. 7:24).

Rev. Jôer Corrêa Batista – Primeira Igreja Presbiteriana de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário