domingo, 22 de fevereiro de 2009

ESCOLHIDO DE DEUS

Os 10:12


As 7 fases da vida de Jacó nos ensinam o caminho que Deus nos preparou:


1 - Desprender-se da proteção da mãe -
= Andar por fé, sem culpar ninguém - sem estar protegido do “SOL DA JUSTIÇA”.

2 - Ir para o deserto -
= Preparação para o homem de Deus - inclusive fugindo em certos momentos.

3 - Aprender a pagar o preço pelos objetivos -
= “A fim de que sejamos... fortes-corajosos-constantes”

4 - Colocar-se no seu lugar... -
= Buscar a Deus para saber a sua vocação.

5- Encontrar-se a sós com Deus -
= Buscar a tão almeja mudança - o retoque final

6 - Enfrentar velhos problemas -
= Tornando-se vencedor pela fé em Cristo.

7 - Subir a encontrar-se com Deus -
= a) a coroa me espera
= b) Tu, porém, vai até o fim
= c) Guarda o que tens


=A maturidade fez o homem da “palavra enganosa” ser o profeta de Deus p/ sua família.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ELE VEIO PARA LIBERTAR OS CATIVOS!


Lc 4:16-20

1- CATIVEIRO DA OPRESSÃO DEMONÍACA: Mc 5

A Sociedade:
- usava-o como desculpa para justificar-se.
- usava-o como diversão da semana.
- usava-o como distração - tanto que mandaram Jesus embora.

O Gadareno:
- desejava ser livre - mas era escravo.
- desejava descansar - feria-se para matar-se.
- desejava encontrar-se com Jesus - Mc 5:6 “Adorou-O”.
- encontrou a grande razão de sua existência - vv 18 “deixa ficar contigo”
- recebeu a grande comissão - “VAI AOS TEUS E ANUNCIA”

2 - CATIVEIRO DAS ENFERMIDADES: Jo 5: 1-9

O paralítico do tanque de Betesda: 38 anos .

- ele estava alheio às notícias. próximo a Porta das Ovelhas

- ele estava com um sério problema.

- ele era conhecido, porém desprezado. Tanque de Betesda = Casa de Misericórdia
- ele tinha uma derradeira, pequena, porém real, esperança.

- ele não conhecia Jesus, porém Jesus conhecia ele.


3 - CATIVEIRO DOS PECADOS : Jo 8: 3

A mulher adúltera:

Escribas e fariseus a trouxeram = LEI QUE NOS CONDENA.
Todos no mesmo nível = PRECISAMOS DE UM SALVADOR.
A ordem p/ quem fica aos pés do SENHOR = VAI E NÃO PEQUES MAIS!`

JESUS É NO EVANGELHO DE JOÃO:

6:35 - PÃO DA VIDA 8:12 - LUZ DO MUNDO
10:7 - A PORTA 10:11 - BOM PASTOR
11:25 - RESSURREIÇÃO E VIDA 14:6 - CAMINHO, VERDADE E VIDA
15:1 - VIDEIRA VERDADEIRA 15:15 - AMIGO SINCERO

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O QUE É PRÓ-ATIVIDADE?

O pró-ativo é aquele que apresenta-se como solucionador de problemas, não vê obstáculos, sempre oferece algo a mais. Como se chama aquela qualidade que todo patrão gostaria de ver em seus colaboradores e em seus líderes? Pró-atividade. É uma das palavras do momento. Ela até já deixou de ser uma qualidade para elevar-se ao grau de virtude. Todos crêem que são pró-ativos, mas na realidade muitos confundem o conceito. Há os que pensam que ser pró-ativo é ter iniciativa; Outros que é a orientação pela ação rápida. Vamos colocar os "pingos nos is". Um dos significados do prefixo "pró" significa antecipação, algo que acontece antes. A pessoa pró-ativa está sempre se antecipando aos acontecimentos, fazendo até mesmo alguma espécie de previsão para poder atuar de uma determinada forma planejada. Logo, a pró-atividade não é sair queimando pneu e agir de qualquer maneira. É necessária uma análise do contexto, identificação e seleção de alternativas e imaginação dos resultados de cada cenário. Isto leva algum tempo. Claro que nunca se tem certeza do que poderá acontecer, mas, com um bom planejamento, maximizamos as chances de sucesso, pois este virá com certeza. Então ser pró-ativo significa tomar a iniciativa? Também, mas não apenas isso. A iniciativa por si só é uma reação, e não uma ação. Quando adicionamos a esta um questionamento positivo do processo, além do planejamento, então chegamos à pró-atividade. Um exemplo: Um instrutor, dando uma palestra, pergunta quem poderia tirar cópias xérox de um artigo. Alguém rapidamente se oferece como voluntário. Muito bem, demonstrou iniciativa; A pessoa pró-ativa se oferece como voluntária e também sugere algo do tipo: "Podemos escanear o artigo?" ou "Que tal pedir para alguém colocar o artigo no formato Word ou Power Point?" Trata-se de um questionamento visando a melhoria do processo ou do resultado. Pensando um pouco além, este questionamento positivo é a base para toda mudança que pode ocorrer em referência a algum assunto. Iniciativa pode levar à mudanças, mas de maneira inconsistente. Questionamento positivo e planejamento sem a iniciativa da execução não passam de sonhos num pedaço de papel. A pró-atividade é quase a própria mudança (quase porque, em alguns casos, a mudança, num contexto macro, normalmente ocorre sem planejamento, e muito rapidamente) uma vez que é a soma da iniciativa com o questionamento positivo e com o planejamento. Some-se a ela a criatividade, e vamos chegar à inovação. Criatividade sem pró-atividade não passa de um monte de idéias que podem ser ou não ser úteis. Pró-atividade sem criatividade resultará em mudança de pouco ou curto impacto. Mudanças que valem a pena começam com certa dose de criatividade. A estas mudanças dá-se o nome de inovação. Resumindo: PRÓ-ATIVIDADE = INICIATIVA + QUESTIONAMENTO POSITIVO + PLANEJAMENTO. INOVAÇÃO = PRÓ-ATIVIDADE + CRIATIVIDADE

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

UNIDADE x VERDADE

Na oração de Cristo por unidade, Ele disse especificamente:"Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste [fora do mundo], porque são teus" (Jo 17.9). Não existe na Bíblia qualquer referência de que os cristãos devam "mudar o mundo" (que está debaixo do julgamento de Deus) ou "atender às necessidades da comunidade". Nós devemos chamar para sair deste mundo "um povo para o seu nome" (At 15.14). O interesse de Cristo foi por Sua Igreja: "a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós... como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade..." (Jo 17.21-23).
A oração de Cristo foi respondida pelo fato do Filho e do Pai habitarem nos cristãos por meio do Espírito Santo. Tornando-nos "filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus" (Gl 3.26), somos unidos à família de Deus para sempre. Essa unidade não pode ser compartilhada fora dessa família. Ela é expressa pela adesão em palavras e atos à Palavra de Deus e à verdade (Jo 17.6, 8, 14, 17).
Nunca nos foi ordenado estabelecer a unidade, mas "preservar a unidade do Espírito" (Ef 4.3), que já temos em Cristo. Nossas vidas e a doutrina sobre a qual estão fundamentadas devem revelar a Palavra de Deus e a Sua verdade. Qualquer desvio disso nega a unidade que é nossa em Cristo. Aqueles que não são membros do corpo de Cristo por não crerem no Evangelho não podem fazer parte dessa família, e não há "unidade" que os crentes possam fabricar para conseguir tal coisa.
Dave Hunt

PRESCRIÇÕES P/ OFICIAR UM CULTO NO AT E QUE DEVEM REFLETIR NO NT


•Apresentar-se com roupas puras e brancas.
•Tinham que ter adornos perfeitos.
•Deviam ser totalmente consagrados (sangue nos dedos).
•Seguir as prescrições de como conduzir o culto...
•Cobrir-se de maneira discreta quanto a sua nudez.
•Privar-se de contaminação com a morte/doença/sexo.
•Tendo estado na presença de Deus, tinham que refletir para o povo a santidade, a majestade e a beleza de Deus.
•Falar a Deus em FAVOR do povo.

CONCLUSÃO: Tinham que elevar o povo até o padrão de Deus, e não trazer Deus aos padrões do povo...

ALGO A CONSIDERAR:

•No Sinai, Deus trouxe o povo a um lugar.
•No Tabernáculo, Ele trouxe o povo para Si mesmo.
•No Templo, Ele atraiu o povo para Si, em um lugar.

O QUE ISSO SIGNIFICA?

Que a adoração deve incluir ofertas, gratidão, devoção, desejo de comunhão, meditação, prontidão, voluntariedade e jamais poderá haver mesquinhez entre o Seu povo.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

GESTÃO DE PESSOAS

Casualmente encontramos líderes esbarrando em princípios de coerência na administração e causando maior estrago do que se o grupo não tivesse liderança... Por que?

No afã de maximizar os lucros e diminuir os custos, ainda existem líderes utilizando o falido método da reengenharia; este método foi implantado na década de 90 e utilizado em larga escala para salvar empresas da falência, e, como a crise da época oferecia terreno fértil para esses “magos”, logo a demanda fez surgir inúmeros profissionais, que por sua vez geraram toda uma geração de novos líderes, que, agora impregnados com a idéia de que seu trabalho só terá valor se após a sua passagem por determinada cargo de liderança ele vier a causar uma verdadeira transformação na “cara” das coisas.

Em alguns casos isso realmente se faz necessário. Mas onde está o problema, então?

Ele surge a medida em que, para maximizar os lucros e diminuir os prejuizos, a primeira atitude a ser tomada pelo novo líder é a de cortar o investimento no pessoal.

Em primeira instância isso pode ser necessário, pois “gordura” demais é a causa de inúmeras doenças e até de óbito precoce. Porém não nos referimos as “gorduras”, senão ao investimento... Educação, saúde, melhoria da qualidade de vida através de programas sócio-familiares, etc, não são gastos desnecessários, pois um funcionário pode ficar cinco anos sem receber aumento e ainda assim produzir muito; entretanto, quando seu filho adoecer e depender do falido SUS para solucionar seu problema, certamente o referido funcionário deixará de produzir o esperado pela empresa.

Pode-se ganhar “mal”, como diz o ditado popular, porém, se exister um programa de recompensas e ajudas de custo para o desenvolvimento pessoal, este baixo salário passará a ser compensado pelo investimento realizado na pessoa.

Porque investir nas pessoas?

* Pessoas têm o dom de fazer o sucesso ou o fracasso de qualquer empresa.
* Sem as pessoas, qualquer tecnologia, por mais necessária e inovadora que seja não funciona.
* Pessoas trazem dentro de si histórias de vida, emoções, saberes, crenças e expectativas.
* Pessoas tem necessidade de integrar seus sonhos a um projeto coletivo.
* Pessoas podem colocar seu talento a favor das organizações, quando encontram ambiente para tal.
* Pessoas são leais àqueles que as respeitam, abrem oportunidades e valorizam-nas.

Então, querido líder, antes de assumir um cargo e “enfiar os pés pelas mãos” arrebentando com as pessoas (que até aqui produziram e foram úteis), conheça a história de vida de cada um, saiba seus anseios e aspirações, ajude-os a nortear seu futuro e definitivamente invista nas pessoas, pois foi isso que o SENHOR JESUS fez em doze homens (que aliás não passariam em nossos modernos testes de RH) e obteve a maior instituição do mundo e de todos os tempos. ... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...

Pb. Sérgio Lenz

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A LEI DO CAMINHÃO DE LIXO!


Um dia peguei um táxi e fomos direto para o aeroporto.Estávamos rodando na faixa certa quando de repente um carro preto saltou do estacionamento na nossa frente.O motorista do táxi pisou no freio, deslizou e escapou do outro carro por um triz!O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar para nós.O motorista do táxi apenas sorriu e acenou para o cara.E eu quero dizer que ele o fez bastante amigavelmente.Assim eu perguntei: 'Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro e nos manda para o hospital!'
Foi quando o motorista do táxi me ensinou o que eu agora chamo "A Lei do Caminhão de Lixo".Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, e às vezes descarregam sobre a gente. Não tome isso pessoalmente. Apenas sorria, acene, deseje-lhes bem, e vá em frente. Não pegue o lixo delas e espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa, ou nas ruas.O princípio disso é que pessoas bem sucedidas não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia. A vida é muito curta para levantar de manhã com sentimentos ruins, assim... Ame as pessoas que te tratam bem. Ore pelas que não o fazem.A vida é dez por cento o que você faz dela e noventa por cento a maneira como você a recebe!
Seja abençoado (a) e livre de lixo!
Anonimo

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Aprendendo com a Corça

Uma corça sedenta e exausta caminha pelo deserto. Logo, o animal avista a imagem de um lençol d’água sobre a areia. Começa a correr desesperada ao encontro da única substância que pode matar sua sede.

A corça é um animal de pequena estatura, arisco e de costume migratório. E uma característica interessante: a corça não suporta o confinamento.

É um animal dotado de olfato privilegiado que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância. É capaz ainda de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água.

Em regiões desérticas da África e do Oriente Médio, empresas construíram quilômetros de aquedutos sob a superfície terrestre. E as corças sedentas, ao pressentirem a água jorrando pelo interior dos dutos, correm por cima das tubulações na tentativa de encontrarem a nascente, ou então um possível local por onde essas águas pudessem ser alcançadas.

Certo poeta descreveu essa cena da corça farejando água, sob a areia do deserto, do seguinte modo: “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus.” (Sl 42.1-2.)

Note que nesta passagem, Davi faz uma comparação. A sede dele pelo Senhor era comparada ao anseio de uma corça pelas águas. Em se tratando de um homem “segundo o coração o de Deus”, creio que esta comparação pode servir de parâmetro para nossa própria busca.

Mas, enfim, como é que a corça suspira e anseia pelas águas?

É com desespero. Gritando, correndo, buscando, farejando. Com sede. Com olfato privilegiado para localizar a fonte certa. Continuamente, todos os dias. Não se permitindo acomodar e fugindo do confinamento.

E nós? Estamos desesperados por Deus? Temos sede de sua presença? Temos corrido, buscado e nos desesperado por mais dele em nossas vidas? Temos buscado na fonte certa, diariamente? Ou temos nos contentado com a mediocridade do nosso “confinamento”?

Cada um de nós pode ter seu próprio “confinamento”. Coisas que nos prendem e nos impedem de sair em busca da água fresca que tanto precisamos. Podem ser pessoas, situações ou até mesmo “pequenos reinos” que construímos para nós mesmos (“meu emprego”, “meu ministério”, “meu evento” etc.).

Precisamos, como a corça, sair e correr. Precisamos de olfato aguçado para ir à fonte certa, que é Cristo. Afinal de contas, existem fontes sem água (2Pedro 2.17), e nuvens sem água (Jd 1.12).

E lembremos das palavras do Mestre: “[...] Quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.” (Ap 22.17.)

Que o Senhor Deus tenha misericórdia de nós e nos guie.

Anonimo