quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

GESTÃO DE PESSOAS

Casualmente encontramos líderes esbarrando em princípios de coerência na administração e causando maior estrago do que se o grupo não tivesse liderança... Por que?

No afã de maximizar os lucros e diminuir os custos, ainda existem líderes utilizando o falido método da reengenharia; este método foi implantado na década de 90 e utilizado em larga escala para salvar empresas da falência, e, como a crise da época oferecia terreno fértil para esses “magos”, logo a demanda fez surgir inúmeros profissionais, que por sua vez geraram toda uma geração de novos líderes, que, agora impregnados com a idéia de que seu trabalho só terá valor se após a sua passagem por determinada cargo de liderança ele vier a causar uma verdadeira transformação na “cara” das coisas.

Em alguns casos isso realmente se faz necessário. Mas onde está o problema, então?

Ele surge a medida em que, para maximizar os lucros e diminuir os prejuizos, a primeira atitude a ser tomada pelo novo líder é a de cortar o investimento no pessoal.

Em primeira instância isso pode ser necessário, pois “gordura” demais é a causa de inúmeras doenças e até de óbito precoce. Porém não nos referimos as “gorduras”, senão ao investimento... Educação, saúde, melhoria da qualidade de vida através de programas sócio-familiares, etc, não são gastos desnecessários, pois um funcionário pode ficar cinco anos sem receber aumento e ainda assim produzir muito; entretanto, quando seu filho adoecer e depender do falido SUS para solucionar seu problema, certamente o referido funcionário deixará de produzir o esperado pela empresa.

Pode-se ganhar “mal”, como diz o ditado popular, porém, se exister um programa de recompensas e ajudas de custo para o desenvolvimento pessoal, este baixo salário passará a ser compensado pelo investimento realizado na pessoa.

Porque investir nas pessoas?

* Pessoas têm o dom de fazer o sucesso ou o fracasso de qualquer empresa.
* Sem as pessoas, qualquer tecnologia, por mais necessária e inovadora que seja não funciona.
* Pessoas trazem dentro de si histórias de vida, emoções, saberes, crenças e expectativas.
* Pessoas tem necessidade de integrar seus sonhos a um projeto coletivo.
* Pessoas podem colocar seu talento a favor das organizações, quando encontram ambiente para tal.
* Pessoas são leais àqueles que as respeitam, abrem oportunidades e valorizam-nas.

Então, querido líder, antes de assumir um cargo e “enfiar os pés pelas mãos” arrebentando com as pessoas (que até aqui produziram e foram úteis), conheça a história de vida de cada um, saiba seus anseios e aspirações, ajude-os a nortear seu futuro e definitivamente invista nas pessoas, pois foi isso que o SENHOR JESUS fez em doze homens (que aliás não passariam em nossos modernos testes de RH) e obteve a maior instituição do mundo e de todos os tempos. ... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela...

Pb. Sérgio Lenz

Nenhum comentário:

Postar um comentário