terça-feira, 6 de outubro de 2009

TIPOS DE AMOR (1. parte)

a)ÁGAPE - Amor abnegado, Divino, que emana de Deus:

•Deus nos ama de forma incondicional (Jo.3:16) e Jesus venceu o diabo no Amor ao mundo (Jo.13:1; 1 Co.13:1-7). É o amor como o de Deus, o amor que se dá, o amor-sacrifício, o amor-entrega, o amor eterno, imutável e perfeito. (João 3.16; Rm. 5.5; 1 Co.13; 1Jo.4.16,18. Ef 5.25-33). Em grego, significa altruísmo, generosidade. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Quem pratica esse estilo de amor entrega-se totalmente à relação e não se importa em abrir mão de certas vontades para a satisfação do ser amado. Investe constantemente no relacionamento, mesmo sem ser correspondido. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. No limite, é capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. É visto por muitos, como uma forma incondicional de amar.
•É o amor benevolente que se contrapõe ao amor concupiscente (ou apego). No amor benevolente deseja-se fazer o bem ao outro. No amor concupiscente deseja-se possuir o bem que já existe no outro.
•Exemplo de amor benevolente é o da parábola do bom samaritano. Exemplo de amor concupiscente é o do homem pelo dinheiro. Nas escrituras sagradas agape é traduzido como graça ou gratuidade.
•Ambas têm a mesma etimologia. É esta gratuidade em que se ama por nada, por causa de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário