terça-feira, 21 de abril de 2009

Conceitos e Métodos de Interpretação do Apocalipse




1 – O PONTO DE VISTA PRETERISTA

Esse ponto de vista dá a entender que todas as ocorrências aludidas no livro de Apocalipse tiveram lugar no império romano, no primeiro século de nossa era, embora talvez haja acontecimentos referentes ao segundo século. Os eruditos liberais normalmente tomam esse ponto de vista em geral, porquanto supõem que o livro não pode ser uma profecia genuína, mas tão somente um escrito simbólico e uma avaliação mística dos acontecimentos daquela porção do mundo para onde o livro foi originalmente enviado.

2 – O PONTO DE VISTA HISTÓRICO

Os intérpretes que assumem essa posição procuram encaixar todos os acontecimentos previstos no Apocalipse em várias épocas da história humana.
A série de “sete” (selos, trombetas, taças e anjos) supostamente representaria sucessivos estágios da história da humanidade, até à volta de Cristo, o que dará fim ao presente ciclo geral. Naturalmente, os que assim pensam não tem podido concordar entre si sobre quais visões representam estes ou aqueles acontecimentos históricos, e muitas identificações fantásticas, de homens e eventos, no tocante às predições, tem aparecido na literatura que defende esse ponto de vista. O ponto de vista puramente histórico do livro de Apocalipse deixa-o uma obra essencialmente fechada e misteriosa.

3 – O PONTO DE VISTA FUTURISTA

Há os futuristas extremos, que pensam que o livro inteiro é preditivo, incluindo os capítulos dois e três, que representariam sucessivos estágios da história eclesiástica, até à vinda de Cristo. Mas há os futuristas moderados, que admitem que os capítulos 2 e 3 referem-se ao passado (ou ao presente), mas que ao começar no quarto capítulo temos o futuro, o que deverá ocorrer imediatamente antes do segundo advento de Cristo. Isso faz este livro ser, essencialmente, uma profecia, levando em conta, a sério, as declarações de Ap 1:19 e 4:1.
A principal objeção contra esse ponto de vista é que remove do livro qualquer contexto histórico. Mas isso é respondido pela observação que apesar de refletir o tempo e os acontecimentos contemporâneos, em um sentido secundário, a verdade é que, em sentido “primário”, o livro reflete os últimos dias.
Portanto, este livro tanto é orientado historicamente como é escatologicamente importante; mas a ênfase recai sobre este último fator.
Obs.: Os acontecimentos de maior vulto lançam suas sombras antes mesmo de entrarem em cena. E as sombras do livro do Apocalipse já estão entre nós...

4 – A INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA OU MÍSTICA

Alguns eruditos crêem que o livro de apocalipse não é essencialmente profético e nem histórico, mas é uma vívida coletânea de símbolos místicos, que visam ensinar lições espirituais e morais. Isso significa que não esperemos qualquer cronologia de acontecimentos passados ou futuros neste livro.
Tais acontecimentos seriam puramente espirituais, podendo “acontecer” em qualquer período histórico. Naturalmente, muito há no livro de Apocalipse que pode ser visto como “misticamente instrutivo”; mas isso não pode explicar sua mensagem geral. Ele assevera ser uma profecia, e certamente assim sucede.

5 – PONTO DE VISTA ECLÉTICO

Alguns intérpretes “misturam” todas as idéias expostas acima, de modo que nenhuma domine as demais.
Não há dúvida que devemos preservar “alguns elementos” de cada um desses pontos de vista sobre o livro de Apocalipse, em um grau ou outro.
Os eventos que já sucederam, e que eram contemporâneos aos dias do autor sagrado, estão em vista, embora talvez não estejam primariamente em foco (dentro do intuito do Espírito Santo, à parte do intuito do próprio autor sagrado).
Porções do Apocalipse podem subentender ou descrever partes da sucessão de eventos da história humana (como é o caso das cartas às igrejas, nos capítulos 2 e 3), e muitos outros acontecimentos históricos refletem, pelo menos em parte, as descrições feitas.
O livro ensina-nos lições morais e místicas, aplicáveis a qualquer época.
Contudo, certamente erraremos se não contemplarmos o livro como obra “essencialmente” profética, e da primeira ordem.
Dentre todas as gerações, a nossa e mais uma ou duas, são que precisam mais desesperadamente da mensagem deste livro.
A igreja cristã deve compreender que nos aproximamos do mais aterrorizante tempo de purificação. A igreja presente é incapaz de “voar” ou “subir”.
Os eventos preditos neste livro prepararão a igreja para ir ao encontro de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário