Leia com atenção cada uma das afirmativas e atribua pontos de acordo com a seguinte escala:
Sempre = 5
Quase Sempre = 4
Às vezes = 3
Raramente = 2
Jamais = 1
Seja sincero!
SOU UMA PESSOA QUE...
1 - ...age prontamente sem depender de instruções alheias.
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
2 – ...enfrenta obstáculos, agindo com determinação e persistência para superá-los.
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
3 - ... que atua rapidamente e com firmeza durante uma crise, sem esperar que ela se resolva por si só, ou que outros a resolvam, pois sabe que as mudanças começam por você.
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
4 – ...quando percebe um problema, já visualiza a solução e identifica oportunidades, que não são óbvias para as demais pessoas, agindo de forma eficaz para aproveitá-las em benefício do negócio.
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
5 – ...prevê mudanças de cenários e ajusta positivamente os planos de trabalho de sua área, considerando várias etapas à frente.
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
6 – ...possui espírito crítico e questionador e aponta desvios das ações relacionados à visão de futuro da empresa.
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
7 – quando tem alguma dificuldade com outra pessoa, toma a iniciativa de conversar diretamente com ela e resolver logo a situação.
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
8 – ... promove um clima grupal de abertura e confiança com a equipe.
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
9 – ... incentiva a participação e a inovação, valorizando o aprendizado por meio do erro, em vez da punição do culpado.
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
10 – ...por atitudes e exemplos pessoais, valoriza e incentiva a iniciativa e pró-atividade da equipe, fortalecendo as pessoas (empowerment).
a. [ ] Sempre b. [ ] Quase Sempre c. [ ] Às Vezes d. [ ] Raramente e. [ ] Jamais |
ANÁLISE DE RESULTADOS:
41 a 50 pontos:
Sua PRÓ-ATIVIDADE é bastante alta. Você é uma pessoa PROATIVA e estimula este comportamento nos outros, através de seu exemplo pessoal e criando um ambiente favorável à iniciativa de sua equipe.
31 a 40 pontos:
Sua PRÓ-ATIVIDADE é desenvolvida , mas você precisa estimular este comportamento nas pessoas, através de exemplos pessoais e da criação de um ambiente de abertura e confiança para sua equipe.
21 a 30 pontos:
Sua PRÓ-ATIVIDADE é mediana. Você precisa desenvolvê-la um pouco mais, procurando melhorar naqueles aspectos em que sente mais dificuldade, ou seja, aquele comportamento em que você adota: às vezes, raramente ou nunca, conforme suas respostas no teste . Converse um pouco mais consigo mesmo, e esteja aberto a receber mais feedback das pessoas.
10 pontos ou menos:
Sua PRÓ-ATIVIDADE é bastante baixa e, possivelmente, isto esteja se refletindo em sua forma de liderar. Para ter uma liderança eficaz, você precisará desenvolver esta competência. Tomar consciência desta necessidade é o primeiro passo; o segundo é desenvolver um plano de ação, procurando superar seus próprios limites e aprender com todas as experiências positivas e negativas, suas ou de terceiros. Seja mais observador do comportamento dos outros, especialmente daqueles que você considera muito bons nesta competência. Procure desenvolver habilidades e atitudes que contribuam para a pró-atividade: auto-estima, autoconfiança, assertividade, capacidade de decisão, coragem para correr riscos.
O autodiagóstico é baseado na sua autopercepção. No entanto, as pessoas que convivem com você podem ter uma percepção diferente da sua sobre como você manifesta esta competência. Por isso, peça a algumas delas que lidam como você no dia-a-dia para responderem este teste, analisando o seu comportamento e, depois, compare com o seu resultado.
Analise as diferenças, troque idéias com estas pessoas e veja exatamente quais são os pontos que você pode aprimorar.
Pense de que forma estes aspectos podem estar impactando positiva ou negativamente o seu desempenho profissional e o seu sucesso pessoal!
OBS. Material retirado do programa de Educação Permanente "Desenvolvimento das Competências do Executivo Século XXI" (17 Módulos)
Denize Dutra
Consultora do MVC
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